Layout do blog

Quem é o outro?

Sidney Jorge • 24 de maio de 2023

Quem é o outro?

     Uma forma de autoconhecimento e autocompreensão é, exatamente, a maneira como percebemos o outro. Podemos imaginar o seu potencial de solução de todos os problemas ou como um rio em ebulição de muitos problemas, às vezes, todos os problemas.


     O que se passa é que o outro, geralmente, reflete nossa mente, ou seja, uma projeção da nossa realidade, e, ainda, uma criação de nossas recordações. Se elas estão limpas, isentas das crenças limitantes e dos padrões rotineiros que inconscientemente reproduzimos, podemos elaborar uma experiência mais generosa, mais construtiva das relações com as outras pessoas, coisas e outras realidades. Entretanto, se estivermos imersos numa cadeia de sentimentos e pensamentos ruins, a experiência com o outro deverá ser muito ruim também.


     Se concluirmos que toda relação com pessoas ou coisas não tem significado alegria e realização pessoal, o caminho para resolver está em olhar para nosso interior e refletir sobre o que está acontecendo conosco para não ocorrer em uma avaliação equivocada daquilo que está externo a nós.


     O outro, que vemos com a viseira da baixa frequência, talvez não exista. É comum recorremos a um conceito pré-concebido sobre as pessoas. O fato é que isso cria uma espécie de congelamento da realidade (o outro pode ser uma realidade também) e/ou das relações pessoais.


     Um ponto de partida é o das frequências vibracionais emanadas do nível de consciência que se ocupa no momento ou na constância de certa situação. Por exemplo, uma pessoa envolvida pelo nível de consciência do medo, que emite baixa frequência vibracional — 100Hz, certamente, testemunhará, recorrentemente, uma realidade ao seu redor, cheia de ansiedades, assustadora e com aquela sensação de se evadir de relacionamentos e projetos. Pessoas, coisas e sonhos passados pelo crivo do nível de consciência do medo tendem a ser horripilantes. Mas para uma pessoa, cuja constante, seja o nível de consciência da alegria — 540Hz, as mesmas entidades apresentarão um sentimento de serenidade, completude, unidade, de uma gloriosa interação, tudo isso porque suas projeções são as melhores possíveis.


     Mais uma contribuição, para readequar a relação com o outro, iluminar o ser, possibilitando uma nova forma de perceber os elementos alheios a nós, está na ferramenta chamada Ho'oponopono que significa corrigir um erro. Então, se percebemos uma realidade toda errada e repleta de perturbações, a responsabilidade é nossa, que dizer que o erro está em nós, nada mais é do que uma projeção nossa, de nossas memórias, nossos traumas, nossas crenças.  A petição SINTO MUITO, POR FAVOR ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO(A), que tem origem na cultura havaiana, usada para iluminar as demandas da comunidade, oferece o benefício de iluminar nossas memórias e os possíveis traumas e crenças que refletem em nossa realidade. A sua prática insere uma renovada e melhor forma de conceber nosso presente e nossos projetos, consequentemente, uma renovada maneira de compreender o outro.


      Fulano é sempre assim, fulana não presta, Ciclano é... já pensaram que o universo pode ser considerado outro também e, se emanamos para ele frequências baixas, provavelmente, ele só oferecerá realidades pautadas nessa baixa frequência. Mas aqui tem um segredo. Caso escolhamos buscar o caminho para aumentar e permanecer no patamar da alta frequência vibracional, a percepção do outro pode mudar também, incluindo a realidade e a relação. Interessante que às vezes ouvimos falas assim: “Nossa! Isso acabou com meu dia”. Adivinha? Essa frase decretou a realidade para o dia em questão. Adivinha? Abaixou a frequência vibracional e consequentemente permitiu a mudança “do dia” para situações vinculadas a essa baixa de frequência. Ah! O que fazer? Cancelar esses sentimentos, respirar profundamente e deixar que sentimentos melhores se manifestem e o “dia” está salvo.


      Um convite se faz necessário: refletir sobre qual nível de consciência tem sido mais frequente na vida. Com humildade, praticar a petição do Ho'oponopono, exercitar a espiritualidade e ainda, as percepções costumam apontar para uma interação com profissionais especializados na ajuda da reconstrução da percepção da própria identidade, sendo assim, melhor recorrer a essa ajuda. Tudo o que se pode fazer em benefício de uma vida mais saudável, mais próspera, mais digna, mais fraterna, mais livre, mais solidária, mais construtiva, mais plena, vale o investimento do tempo, do presente, do agora. Sobretudo, mais feliz.


     E agora, quem é o(a) outro(a)?


Referências:


Hawkins, David R. Poder vs. Força: os determinantes ocultos do comportamento humano. Tradução: Daniele esprega, Caio Ledesma, Lucas Esprega. 1ª ed, Barueri, SP, Pandora Treinamentos, 2019.


https://lugardeopiniao.com.br/ho-oponopono


https://lugardeopiniao.com.br/memorias



Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.
Por Sidney Jorge 4 de abril de 2025
O que é a perfeição? Quem delimita a perfeição? A consciência da própria existência é uma capacidade que, de forma racional, pertence exclusivamente ao ser humano. Temos a habilidade de refletir sobre o passado, viver o presente e imaginar um futuro possível.
Por Sidney Jorge 7 de março de 2025
"Cada pessoa vê o mundo com aquilo que tem no coração."
Por Sidney Jorge 20 de fevereiro de 2025
Um sonho antigo sempre pairou sobre um lugar que é referência nas memórias de muitas pessoas. É o Campo do Oriente, localizado no Bairro Santa Efigênia, na cidade de Barbacena.
Por Sidney Jorge 19 de dezembro de 2024
Vejo o antigo mesclado ao contemporâneo, No Centro pulsante da cidade Caminhar traz um prazer instantâneo, Nesta pessoa a viver na meia idade.
Por Sidney Jorge 4 de novembro de 2024
Desejava ver um poeta, Não sabia aonde procurar, Fui à janela aberta E me pus a contemplar.
Por Sidney Jorge 9 de outubro de 2024
A palavra ver apresenta muitos significados. Como verbo, pode-se entendê-la como olhar, enxergar, mirar, observar, contemplar, mas como substantivo, o vocábulo adquire outros significados: opinião, entendimento,...
Por Sidney Jorge 12 de setembro de 2024
Um sábado à tarde. Feriado. Comemoração do chamado 7 de setembro, independência do Brasil. Celebra-se com apresentações de marchas militares e escolares. Alguns grupos aproveitam, também, para se reunirem...
Por Sidney Jorge 5 de agosto de 2024
Um dia desse encontrei o amor, Pairava acima da razão e um pouco abaixo da alegria,
Por Sidney Jorge 4 de junho de 2024
Uma poesia inspirada nas frases encontradas na porta de uma padaria no Bairro onde moro.
Mais Posts
Share by: