O que é um educador(a) ou quem é o educador(a)?

Sidney Jorge • 30 de setembro de 2020

O que é um educador(a) ou quem é o educador(a)?

Por Sidney Jorge


Algumas perguntas desencadeiam reflexões inquietantes e não podem passar sem uma boa interiorização. Certa vez fui abordado, de sobressalto, por uma pessoa que me dirigiu a seguinte indagação: o que é preciso para ser um educador? E ai eu não sabia como responder. Nunca havia pensado nisso antes, a necessidade de alguma coisa para ser educador. Procurei responder dentro das possibilidades. Trouxe rapidamente dos arquivos mentais os modelos de educadores passados em minha vida ou, aqueles estudados na Escola. E confesso, para não ficar sem resposta, comecei a descrever um perfil aproximado, de acordo com minhas concepções.

Em primeiro lugar, o educador deve ser uma pessoa de oração, o principal modelo é Jesus Cristo. Por isso, o elo orante com Ele ensina a buscar os verdadeiros valores.


Depois, não esquecer o significado etmológico da palavra educação em latim - educare, guiar para fora. Logo, o educador propõe a inauguração de um saber já existente. É como uma semente que, potencialmente, é uma planta e, na terra fértil, desperta para vida quando recebe água. O educador se compara ao jardineiro derramando água sobre a semente até a maturidade da árvore.

Bom, então carece humildade, porque extrair o já existente é reconhecer que não se ensina, mas colabora-se com o saber.

Outra característica importante para o educador é ser extremamente observador. Esta qualidade proporciona compreender as diferenças e aproveitar as oportunidades para construção do saber de forma personalizada se necessário.

É importante a preparação. Um educador que se presa tem sede de formação e informação. Alimenta sempre a vontade de crescer intelectualmente, espiritualmente, humanamente, socialmente – no sentido social da palavra. Ao poucos se sacia nas fontes de conhecimento no intuito de partilhar e ajudar os educandos.


Além dos conhecimentos técnicos é interessante ler Paulo Freire, algo sobre Francisco de Assis, Dom Bosco, Antônio Carlos Gomes da Costa, Dom Luciano, Mahatma Gandhi, Martin Luter King alguém que propõe algo revolucionário a partir da realidade, sem massificação, sem dominação, reconhecendo a alteridade, a cultura, a vida.


Saber ouvir. Primeiro parar e ouvir tudo ao seu redor, fazer as devidas associações e só depois oferecer sugestões.

Os verdadeiros mestres são aqueles capacitados em simplificar as coisas. A simplicidade do educador precisa ser uma constante. Diante o educador, o mundo, o universo e a realidade não são tão complexos quanto parece.

O educador torna-se referência muitas vezes. Portanto, é importante o cuidado pessoal. O fluxo energético deve estar sempre favorável e isto só é possível quando ele se cuida.


No educador deve estar presente tudo aquilo que guardou durante sua vida e se tornou acúmulo de saber, a compreensão do momento e aquele olhar estranho como se estivesse sempre vasculhando o horizonte em função do Bem a se oferecer à humanidade, no contexto do espaço e do tempo propícios à EDUCAÇÃO.

refl
Por Sidney Jorge 22 de outubro de 2025
Investir em ampliar o nível de consciência significa resgatar a profundidade do humano e do divino que habita em nos.
Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.
Por Sidney Jorge 31 de julho de 2025
Decorridos os dias da I Exposição de ilustrações e poesias: “Amizade, poesia e arte”, a palavra que surge é: obrigado. Uma vez escrevi que todo encontro proporciona trocas de experiências.
Por Sidney Jorge 2 de junho de 2025
Que tal dedicar um tempo para experimentar coisas simples que a vida nos oferece...
Por Sidney Jorge 23 de abril de 2025
O princípio de uma convivência saudável se baseia no respeito. Muito diferente de uma atitude de submissão o respeito é um convite para uma interação mais abrangente entre as pessoas, principalmente.
Um grupo de pessoas se abraçando em um fundo verde.
Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.