Layout do blog

O que é um educador(a) ou quem é o educador(a)?

Sidney Jorge • 30 de setembro de 2020

O que é um educador(a) ou quem é o educador(a)?

Por Sidney Jorge


Algumas perguntas desencadeiam reflexões inquietantes e não podem passar sem uma boa interiorização. Certa vez fui abordado, de sobressalto, por uma pessoa que me dirigiu a seguinte indagação: o que é preciso para ser um educador? E ai eu não sabia como responder. Nunca havia pensado nisso antes, a necessidade de alguma coisa para ser educador. Procurei responder dentro das possibilidades. Trouxe rapidamente dos arquivos mentais os modelos de educadores passados em minha vida ou, aqueles estudados na Escola. E confesso, para não ficar sem resposta, comecei a descrever um perfil aproximado, de acordo com minhas concepções.

Em primeiro lugar, o educador deve ser uma pessoa de oração, o principal modelo é Jesus Cristo. Por isso, o elo orante com Ele ensina a buscar os verdadeiros valores.


Depois, não esquecer o significado etmológico da palavra educação em latim - educare, guiar para fora. Logo, o educador propõe a inauguração de um saber já existente. É como uma semente que, potencialmente, é uma planta e, na terra fértil, desperta para vida quando recebe água. O educador se compara ao jardineiro derramando água sobre a semente até a maturidade da árvore.

Bom, então carece humildade, porque extrair o já existente é reconhecer que não se ensina, mas colabora-se com o saber.

Outra característica importante para o educador é ser extremamente observador. Esta qualidade proporciona compreender as diferenças e aproveitar as oportunidades para construção do saber de forma personalizada se necessário.

É importante a preparação. Um educador que se presa tem sede de formação e informação. Alimenta sempre a vontade de crescer intelectualmente, espiritualmente, humanamente, socialmente – no sentido social da palavra. Ao poucos se sacia nas fontes de conhecimento no intuito de partilhar e ajudar os educandos.


Além dos conhecimentos técnicos é interessante ler Paulo Freire, algo sobre Francisco de Assis, Dom Bosco, Antônio Carlos Gomes da Costa, Dom Luciano, Mahatma Gandhi, Martin Luter King alguém que propõe algo revolucionário a partir da realidade, sem massificação, sem dominação, reconhecendo a alteridade, a cultura, a vida.


Saber ouvir. Primeiro parar e ouvir tudo ao seu redor, fazer as devidas associações e só depois oferecer sugestões.

Os verdadeiros mestres são aqueles capacitados em simplificar as coisas. A simplicidade do educador precisa ser uma constante. Diante o educador, o mundo, o universo e a realidade não são tão complexos quanto parece.

O educador torna-se referência muitas vezes. Portanto, é importante o cuidado pessoal. O fluxo energético deve estar sempre favorável e isto só é possível quando ele se cuida.


No educador deve estar presente tudo aquilo que guardou durante sua vida e se tornou acúmulo de saber, a compreensão do momento e aquele olhar estranho como se estivesse sempre vasculhando o horizonte em função do Bem a se oferecer à humanidade, no contexto do espaço e do tempo propícios à EDUCAÇÃO.

Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.
Por Sidney Jorge 4 de abril de 2025
O que é a perfeição? Quem delimita a perfeição? A consciência da própria existência é uma capacidade que, de forma racional, pertence exclusivamente ao ser humano. Temos a habilidade de refletir sobre o passado, viver o presente e imaginar um futuro possível.
Por Sidney Jorge 7 de março de 2025
"Cada pessoa vê o mundo com aquilo que tem no coração."
Por Sidney Jorge 20 de fevereiro de 2025
Um sonho antigo sempre pairou sobre um lugar que é referência nas memórias de muitas pessoas. É o Campo do Oriente, localizado no Bairro Santa Efigênia, na cidade de Barbacena.
Por Sidney Jorge 19 de dezembro de 2024
Vejo o antigo mesclado ao contemporâneo, No Centro pulsante da cidade Caminhar traz um prazer instantâneo, Nesta pessoa a viver na meia idade.
Por Sidney Jorge 4 de novembro de 2024
Desejava ver um poeta, Não sabia aonde procurar, Fui à janela aberta E me pus a contemplar.
Por Sidney Jorge 9 de outubro de 2024
A palavra ver apresenta muitos significados. Como verbo, pode-se entendê-la como olhar, enxergar, mirar, observar, contemplar, mas como substantivo, o vocábulo adquire outros significados: opinião, entendimento,...
Por Sidney Jorge 12 de setembro de 2024
Um sábado à tarde. Feriado. Comemoração do chamado 7 de setembro, independência do Brasil. Celebra-se com apresentações de marchas militares e escolares. Alguns grupos aproveitam, também, para se reunirem...
Por Sidney Jorge 5 de agosto de 2024
Um dia desse encontrei o amor, Pairava acima da razão e um pouco abaixo da alegria,
Por Sidney Jorge 4 de junho de 2024
Uma poesia inspirada nas frases encontradas na porta de uma padaria no Bairro onde moro.
Mais Posts
Share by: