Refletindo sobre a reclamação!

Sidney Jorge • 21 de setembro de 2022

Refletindo sobre a reclamação!

Ainda sobre frases de pessoas famosas, encontrei uma de William Shakespeare que diz: “Chorar sobre as desgraças passadas é a maneira mais segura de atrair outras. ”

 

Bem interessante essa frase de shakespeare. As reclamações, lamentações, choradeiras e os “mimimis”, como dizem hoje, servem muito para atrair situações parecidas com aquelas, objetos de nossas lamentações. Ao invés disso, procure motivos e espaços para construir novas e melhores sensações que lhe permitam integrar, deixar ir as experiências passadas que lhe trouxeram aborrecimentos, abrindo portões e caminhos para a atualização e atração de situações muito melhores.

 

Uma vez conhecemos uma pessoa, muito boa por sinal, que chamou muito a atenção e não desejo elaborar um julgamento simplório. Entretanto, em sua fala, constantemente ela apontava as dificuldades e dizia: “vocês conhecem bem a minha situação. ” E não tinha como não conhecer, ela repetia isso o tempo todo. E parece que cada vez que a encontrávamos a situação piorava. Talvez, hoje, tenha melhorado, espero...

 

Lembro de umas senhoras que se encontravam para conversar e dedicavam horas falando sobre doenças e remédios. Um dia passei por elas e disse, com todo o respeito e gentileza: “as senhoras estão há bastante tempo compartilhando apenas sobre doença, será que poderiam falar agora sobre saúde e coisas boas que fizeram e podem fazer? ” Elas olharam-me espantadas e, ao menos, mudaram o assunto. Lógico que devemos ter atenção aos cuidados relativos à saúde que dependem de médicos e remédios, mas, podemos dedicar nossas expectativas e assuntos em pautas diferentes também. Importante é fazer um exercício de tirar o foco da doença e dos males e direcioná-lo ao bem estar, às realidades mais saudáveis. O risco é quando, sem perceber, nossas reclamações e lamentações viram uma rotina e, inconscientemente, ficamos papagaiando continuamente as situações ruins sem se dar conta de que não está fazendo bem e ainda, atraindo mais do mesmo e se acostumando a essa realidade.


OPA! Chega disso! COMO PODE MELHORAR? Busca concentrar-se em algo melhor, realizar atividades físicas, lúdicas, meditativas, ouvir músicas calmas e relaxantes, contemplar a natureza, tudo com muita atenção ao presente. Quando sentir e perceber que alguma reclamação ou lamentação está vindo à mente, cancele-a, e, evite verbalizá-la, sem repressão, até que o hábito mude, a rotina mude e você perceba que, talvez, as lembranças e sentimentos ruins não carecem de ter demasiada importância ou, que você é quem validava essa reclamação, QUE BOM, novas e melhores situações se apresentarão.


Não reclamar (re-clamar é pedir ao universo que continue a enviar-lhe mais e mais); 1 “daquilo que tanto reclama”


Referências:


1 - https://www.namaskar.pt/frequencia-vibracional-e-como-a-elevar


Por João Victor Chaves Martins Jorge e Sidney Jorge 26 de novembro de 2025
Tudo começou quando olhei o maquinário na oficina. Logo surgiu a ideia de construir uma máquina do tempo. O conhecimento, as ferramentas, os equipamentos eletrônicos, a luz de mecânica quântica...
Por Sidney Jorge 19 de novembro de 2025
Na jornada, partilhamos companhias que podem fazer a diferença na construção de uma vida muito mais feliz. E você, que tipo de companhia que você é?
Por Sidney Jorge 13 de novembro de 2025
Conheço um lugar onde o largo sorriso é completo. Onde não há dúvidas de que o errado jamais é o certo...
Por Sidney Jorge 29 de outubro de 2025
Um breve relato da posse das Acadêmicas Carla Lima Abreu Cruz e Cláudia Chaves Martins Jorge na Academia BArbacenense de Letras.
refl
Por Sidney Jorge 22 de outubro de 2025
Investir em ampliar o nível de consciência significa resgatar a profundidade do humano e do divino que habita em nos.
Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.