Layout do blog

Todo mundo é um gênio...

Sidney Jorge • 8 de novembro de 2023

Todo mundo é um gênio...

     “Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele gastará toda a vida acreditando ser estúpido. ” Atribuída a Einstein.


     Essa frase demonstra como a inconveniência de um julgamento equivocado, fora dos critérios de verdadeira análise e de uma metodologia, pode arruinar a percepção e a busca do ser. Isso ocorre muito na convivência das famílias e entre as pessoas. Recorrer às comparações para diagnosticar a atitude ou o comportamento de alguém é quase uma rotina e não revela, muitas vezes, a verdade, e quem sabe, o potencial efetivo do outro. Tudo começa na comparação entre irmãos, irmãs, parentes, amigos e isso vai replicando ao longo da vida das pessoas. “ Veja como seu irmão é mais esperto, mais inteligente, mais responsável. Veja como sua irmã é mais bonita, mais simpática, mais carinhosa, mais cuidadosa. Veja como o amigo ou amiga é mais estudiosa, mais pontual, com esmera dedicação ao trabalho”… e assim vai decretando no inconsciente uma grande carga de significações negativas.


     A frase remete provavelmente a uma fábula e destaca que a melhor qualidade do peixe nunca foi ou será escalar uma árvore, caso a árvore esteja em um rio, o máximo que o peixe fará será acomodar-se em algum canto, mas em terra firme e seca, nunca. Sem dúvida podemos trazer essa reflexão adaptadamente para pensar em como podemos nos equivocar nos inúmeros julgamentos. “Todo mundo é um gênio. Mas se julgamos um brilhante jogador de futebol de campo por sua capacidade de jogar handebol, ele pode gastar sua vida crendo ser um estúpido. ” “Todo mundo é um gênio. Mas se julgarmos Maria por sua capacidade de não ser a Ana. Ele poderá passar sua vida acreditando ser incapaz. ” “Todo mundo é um gênio. Mas se julgarmos o Francisco somente em comparação ao Pedro... Ele e nós podemos deixar de perceber a potencialidade de seu verdadeiro talento. 


     Se notarmos bem, isso ocorre quando uma família cria expectativas em relação à futura profissão e vocação dos filhos e filhas. Corre-se o risco de perder ou sabotar uma possível genialidade em alguma função. Até porque, queiramos ou não, a compreensão dos sonhos em exercer determinado papel na sociedade é um tanto quanto pessoal e somente o indivíduo pode, em um contexto de liberdade, visualizar seus anseios, desejos e a concretização daquilo imanente em seu interior, em sua consciência. É como a semente de laranja que “sabe” que será uma laranjeira e não uma goiabeira para aderir a um projeto de existência que não é a sua. O enxerto teria de ser bem forçado.


     O importante é zelar pelo princípio da identidade, ter atenção em tudo, evitar o excesso de julgamentos, às vezes desnecessários e sustentados por crenças limitantes. Ter um olhar compreensivo para os eventos, pessoas e realidades que se apresentam, para ver o que realmente é, e, perguntar continuamente: como pode melhorar? 


     O Antônio será sempre o Antônio, a Clara será sempre a Clara. O peixe será sempre o peixe. A ave será sempre a ave e, todas as coisas serão sempre as coisas na sua condição de, essencialmente, Ser, sendo, podendo melhorar sempre, no decorrer da existência, a compreensão, as percepções, as visões de vida, de si, de Deus, conforme o nível de consciência. O que leva a outra reflexão normalmente apresentada à quem se dedica na evolução da mente: Seja a mudança que você deseja para o mundo. Eis o caminho para melhorar a realidade.


Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.
Por Sidney Jorge 4 de abril de 2025
O que é a perfeição? Quem delimita a perfeição? A consciência da própria existência é uma capacidade que, de forma racional, pertence exclusivamente ao ser humano. Temos a habilidade de refletir sobre o passado, viver o presente e imaginar um futuro possível.
Por Sidney Jorge 7 de março de 2025
"Cada pessoa vê o mundo com aquilo que tem no coração."
Por Sidney Jorge 20 de fevereiro de 2025
Um sonho antigo sempre pairou sobre um lugar que é referência nas memórias de muitas pessoas. É o Campo do Oriente, localizado no Bairro Santa Efigênia, na cidade de Barbacena.
Por Sidney Jorge 19 de dezembro de 2024
Vejo o antigo mesclado ao contemporâneo, No Centro pulsante da cidade Caminhar traz um prazer instantâneo, Nesta pessoa a viver na meia idade.
Por Sidney Jorge 4 de novembro de 2024
Desejava ver um poeta, Não sabia aonde procurar, Fui à janela aberta E me pus a contemplar.
Por Sidney Jorge 9 de outubro de 2024
A palavra ver apresenta muitos significados. Como verbo, pode-se entendê-la como olhar, enxergar, mirar, observar, contemplar, mas como substantivo, o vocábulo adquire outros significados: opinião, entendimento,...
Por Sidney Jorge 12 de setembro de 2024
Um sábado à tarde. Feriado. Comemoração do chamado 7 de setembro, independência do Brasil. Celebra-se com apresentações de marchas militares e escolares. Alguns grupos aproveitam, também, para se reunirem...
Por Sidney Jorge 5 de agosto de 2024
Um dia desse encontrei o amor, Pairava acima da razão e um pouco abaixo da alegria,
Por Sidney Jorge 4 de junho de 2024
Uma poesia inspirada nas frases encontradas na porta de uma padaria no Bairro onde moro.
Mais Posts
Share by: