Soluções

Sidney Jorge • 14 de junho de 2023

Soluções

     A existência propõe alguns desafios durante o percurso. E a vida insiste em elaborar, ocasionalmente, situações diferentes daquelas planejadas, ou não. Muitas pessoas focam apenas nos problemas, tudo pode significar um problema ou virar um problema. Outras só veem o problema e se resolve um aparece ou cria-se outros. Na escola é assim, recebe a maior nota quem resolve todos os problemas nas avaliações ou, a maioria deles. No final, há o reconhecimento de que tudo não passa de lógica e os devidos apegos a ela. 


     Conceber algo fora da lógica é, por vezes, decepcionante. 


     Conceber algo fora da rotina é desafiador. Conceber algo fora dos costumes é assustador. 


     Conceber algo além das programações é desconcertante. E agora? Juntar as peças e reconstruir os projetos.


     Observava uma criança engatinhando. Olhou a bolinha colorida e se dirigiu a ela, mãos e joelhos ao chão até se apropriar do brinquedo. O colo não lhe deixava comunicar direito suas intenções. O jeito era forçar a ida ao chão para alcançar seu objetivo e deliciar-se com a bola de borracha entre os quatro dentinhos despontados na gengiva. Se pensarmos como gente grande, o problema, naquele momento, era o colo. 


     No outro dia, repentinamente, soltou a cadeira e, cambaleante sobre os pezinhos, dirigiu-se ao sofá, o objetivo era o controle da TV que ela via passar de mão em mão, então parecia ser algo muito legal. Quem viu, viu, para quem não viu ficou apenas a conclusão de que a criança já estava andando. Ela ensinou que não haviam problemas e sim a solução no devido momento, no melhor momento, na oportunidade, necessitava sobretudo do foco. A prevenção deixou aos adultos. Sim, prever riscos é missão das pessoas maiores, importante também para os acertados cuidados e zelo pela integridade e proteção das pessoas menores, até celebrar o evento de caminhar sobre sua autonomia.


     A lição encaminha para onde vai à atenção, o chamado foco. O foco, de alguma forma, eliminas os problemas. É como aquela pessoa que decidiu passar em um determinado concurso para seguir a carreira desejada onde tudo que passou para chegar lá, normalmente, não foi reconhecido como problema e sim como necessário à apropriação de seu projeto. Ou aquela decidida em libertar-se das amarras psicológicas que lhe impediam o alcance das melhores e mais prósperas condições de vida. Não é agradável nem produtivo quando o foco é direcionado, por vício e memórias, aos considerados problemas.


     Toda experiência contribui para a formação da identidade, única para cada pessoa. Contribui também para a edificação da consciência. O essencial é aprimorar o nível de consciência, isso não quer dizer, necessariamente, um mega desenvolvimento do intelecto, mas, uma compreensão do sentido da vida e da existência em profunda comunhão com o Ser, onde habita a fonte das soluções, das melhores e apropriadas soluções que não passam de um constante fluir da alegria, da paz, do amor, da iluminação, das mais puras inspirações.


     Nessa reflexão já foi possível perceber que a solução está e é em nós. Elas apontam para uma relação um tanto quanto mais natural com o ambiente, conosco e, com a própria natureza. Quanto mais trabalhamos para aumentar o nível de consciência, mais sentido encontramos na vida, mais zelo conosco, com nossos irmãos, irmãs e com as obras do Criador. As dicas que contribuem no aumento da Frequência vibracional em sua maioria retratam interação com a natureza. Quer dizer, se escolhermos melhorar nossas vibrações, sem titubear, devemos buscar: respirar mais profundamente, ter mais contato com plantas, árvores, observar os pássaros, os bichos. E quando dedicamos um tempo em praticar nossa espiritualidade e exercícios favoráveis às boas frequências vibracionais, naturalmente, estamos cuidando de nós que, fazemos parte do cosmos. A dica de hoje sugere dedicarmos um pouco de tempo longe do celular e da TV. Apesar do celular ser um instrumento de trabalho e muitos outros recursos, deve ser possível deixá-lo de lado por um momento e dedicar esse tempo às pessoas, aos filhos, à esposa, ao marido, companheiro ou companheira, namorado, namorada, amigos, amigas, ou fazer algo que sinta bem e, bem longe do smartphone ou da TV.


     Diante as nuances da vida perguntamos: como pode melhorar? Ou solicitamos: tudo vem a mim com facilidade, alegria e glória! Ou peticionamos: sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato. Ou agradecemos: gratidão! E, procuramos limpar e purificar a cada dia nossas memórias para viver intensamente o presente, o estar presente, e grande presente que o Criador nos deu.

 


Por João Victor Chaves Martins Jorge e Sidney Jorge 26 de novembro de 2025
Tudo começou quando olhei o maquinário na oficina. Logo surgiu a ideia de construir uma máquina do tempo. O conhecimento, as ferramentas, os equipamentos eletrônicos, a luz de mecânica quântica...
Por Sidney Jorge 19 de novembro de 2025
Na jornada, partilhamos companhias que podem fazer a diferença na construção de uma vida muito mais feliz. E você, que tipo de companhia que você é?
Por Sidney Jorge 13 de novembro de 2025
Conheço um lugar onde o largo sorriso é completo. Onde não há dúvidas de que o errado jamais é o certo...
Por Sidney Jorge 29 de outubro de 2025
Um breve relato da posse das Acadêmicas Carla Lima Abreu Cruz e Cláudia Chaves Martins Jorge na Academia BArbacenense de Letras.
refl
Por Sidney Jorge 22 de outubro de 2025
Investir em ampliar o nível de consciência significa resgatar a profundidade do humano e do divino que habita em nos.
Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.