Layout do blog

Entre o medo e a arte

Sabrina Silveira de Melo • 22 de junho de 2023

Sabrina Silveira de Melo


Aluna da E.E. Adelaide Bias Fortes, Barbacena-MG. Trabalho realizado sob a supervisão da professora de História Drª Roseli dos Santos.

Entre o medo e a arte

     O dia 20 de Abril foi temido e evitado por muitos e a razão desse medo foram as ameaças de massacres, justamente no dia em que se comemoraria o aniversário de Adolf Hitler, líder de um dos piores regimes totalitários existentes — o nazismo — e um dos que fundamentaram um dos maiores genocídios da história da humanidade: o Holocausto. Esse também foi o dia em que o massacre de Columbine completou 24 anos, apresentando-nos um pouco da raiz do problema.


     O início do ano letivo foi coberto por medos e incertezas, desde que ocorrera um massacre em uma creche no dia cinco de abril. O medo se espalhou, novas ameaças surgiram por todo o país e o dia 20 de abril foi considerado, por muitos, como uma data de terror, afinal boatos de que escolas brasileiras seriam atacadas tomou as redes sociais.


     Esse dia foi rodeado de suposições, rumores e Fake News. Aulas suspensas, guardas municipais pelas ruas, policiais pelos corredores das escolas...! Mas, na contramão de tantos medos, a oportunidade de se inovar. Muitas escolas aproveitaram o momento e fizeram pequenos eventos promovendo a paz e, dentre essas, a “Escola Estadual Adelaide Bias Fortes”.


    Com pouco mais de 300 alunos presentes, no quinto horário, foram reunidos todos os 9os anos para que se discutisse sobre a situação. O clima de medo e tensão se tornou um momento alegre e descontraído no qual a dança, o canto e a arte tomaram o espaço em afronta ao temor e a dúvida.




Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.
Por Sidney Jorge 4 de abril de 2025
O que é a perfeição? Quem delimita a perfeição? A consciência da própria existência é uma capacidade que, de forma racional, pertence exclusivamente ao ser humano. Temos a habilidade de refletir sobre o passado, viver o presente e imaginar um futuro possível.
Por Sidney Jorge 7 de março de 2025
"Cada pessoa vê o mundo com aquilo que tem no coração."
Por Sidney Jorge 20 de fevereiro de 2025
Um sonho antigo sempre pairou sobre um lugar que é referência nas memórias de muitas pessoas. É o Campo do Oriente, localizado no Bairro Santa Efigênia, na cidade de Barbacena.
Por Sidney Jorge 19 de dezembro de 2024
Vejo o antigo mesclado ao contemporâneo, No Centro pulsante da cidade Caminhar traz um prazer instantâneo, Nesta pessoa a viver na meia idade.
Por Sidney Jorge 4 de novembro de 2024
Desejava ver um poeta, Não sabia aonde procurar, Fui à janela aberta E me pus a contemplar.
Por Sidney Jorge 9 de outubro de 2024
A palavra ver apresenta muitos significados. Como verbo, pode-se entendê-la como olhar, enxergar, mirar, observar, contemplar, mas como substantivo, o vocábulo adquire outros significados: opinião, entendimento,...
Por Sidney Jorge 12 de setembro de 2024
Um sábado à tarde. Feriado. Comemoração do chamado 7 de setembro, independência do Brasil. Celebra-se com apresentações de marchas militares e escolares. Alguns grupos aproveitam, também, para se reunirem...
Por Sidney Jorge 5 de agosto de 2024
Um dia desse encontrei o amor, Pairava acima da razão e um pouco abaixo da alegria,
Por Sidney Jorge 4 de junho de 2024
Uma poesia inspirada nas frases encontradas na porta de uma padaria no Bairro onde moro.
Mais Posts
Share by: