Entre o medo e a arte

Sabrina Silveira de Melo • 22 de junho de 2023

Sabrina Silveira de Melo


Aluna da E.E. Adelaide Bias Fortes, Barbacena-MG. Trabalho realizado sob a supervisão da professora de História Drª Roseli dos Santos.

Entre o medo e a arte

     O dia 20 de Abril foi temido e evitado por muitos e a razão desse medo foram as ameaças de massacres, justamente no dia em que se comemoraria o aniversário de Adolf Hitler, líder de um dos piores regimes totalitários existentes — o nazismo — e um dos que fundamentaram um dos maiores genocídios da história da humanidade: o Holocausto. Esse também foi o dia em que o massacre de Columbine completou 24 anos, apresentando-nos um pouco da raiz do problema.


     O início do ano letivo foi coberto por medos e incertezas, desde que ocorrera um massacre em uma creche no dia cinco de abril. O medo se espalhou, novas ameaças surgiram por todo o país e o dia 20 de abril foi considerado, por muitos, como uma data de terror, afinal boatos de que escolas brasileiras seriam atacadas tomou as redes sociais.


     Esse dia foi rodeado de suposições, rumores e Fake News. Aulas suspensas, guardas municipais pelas ruas, policiais pelos corredores das escolas...! Mas, na contramão de tantos medos, a oportunidade de se inovar. Muitas escolas aproveitaram o momento e fizeram pequenos eventos promovendo a paz e, dentre essas, a “Escola Estadual Adelaide Bias Fortes”.


    Com pouco mais de 300 alunos presentes, no quinto horário, foram reunidos todos os 9os anos para que se discutisse sobre a situação. O clima de medo e tensão se tornou um momento alegre e descontraído no qual a dança, o canto e a arte tomaram o espaço em afronta ao temor e a dúvida.




Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.
Por Sidney Jorge 31 de julho de 2025
Decorridos os dias da I Exposição de ilustrações e poesias: “Amizade, poesia e arte”, a palavra que surge é: obrigado. Uma vez escrevi que todo encontro proporciona trocas de experiências.
Por Sidney Jorge 2 de junho de 2025
Que tal dedicar um tempo para experimentar coisas simples que a vida nos oferece...
Por Sidney Jorge 23 de abril de 2025
O princípio de uma convivência saudável se baseia no respeito. Muito diferente de uma atitude de submissão o respeito é um convite para uma interação mais abrangente entre as pessoas, principalmente.
Um grupo de pessoas se abraçando em um fundo verde.
Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.
Uma nebulosa roxa e azul no céu noturno
Por Sidney Jorge 4 de abril de 2025
O que é a perfeição? Quem delimita a perfeição? A consciência da própria existência é uma capacidade que, de forma racional, pertence exclusivamente ao ser humano. Temos a habilidade de refletir sobre o passado, viver o presente e imaginar um futuro possível.