Direito de reunião - uma garantia Constitucional

Cláudia Chaves Martins Jorge • 30 de maio de 2021

Por Cláudia Chaves Martins Jorge


O Brasil e o mundo têm acompanhado as notícias das manifestações a favor ou contra o atual Governo. O Presidente Jair Bolsonaro, em homenagem ao dia das mães, fez um passeio de moto com seus apoiadores pelas ruas de Brasília e repetiu este feito no Rio de Janeiro no dia 23/05/2021. Há pretensões de que este evento também aconteça em Belo Horizonte1, Porto Alegre2 e Chapecó3. Tanto em Brasília quanto no Rio de Janeiro, houve o apoio da polícia para zelar pela segurança de todos os participantes do evento.


O que gerou críticas, de vários lados, foi o Presidente e seus apoiadores estarem sem máscara e aglomerados. Todos os que dividiram o microfone não o higienizaram antes e, pelo que se viu nos noticiários, não havia álcool em gel entre as pessoas. Quem chegava de máscara, como foi o caso do ex-ministro Eduardo Pazuello, rapidamente a retirava para se integrar aos demais4.


Com motivação oposta, no dia 29/05/2021, em 24 estados e no Distrito Federal, pessoas foram às ruas protestar contra o governo Bolsonaro5. Porém, a manifestação foi reprimida em muitos locais. Em Recife6, por exemplo, a Vereadora Liana Cirne (PT) foi agredida com spray de pimenta e caiu desacordada no chão. Um homem de 51 anos, que nem participava das manifestações, saiu gravemente ferido ao ser atingido por uma bala de borracha no olho esquerdo.


Todas as pessoas têm o Direito Constitucional de se reunir em espaços abertos ao público, como avenidas, ruas, praças... independentemente de autorização, desde que não tenha outro evento, anteriormente marcado para o mesmo local. Para se reunirem em prol de uma causa, basta que os manifestantes informem às autoridades previamente, é uma questão de logística, mas comunicar à autoridade local não é o mesmo que pedir autorização para realização do ato.


Assim preceitua a Constituição Federal7:

“Art. 5°. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

(...)

XVI – Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;”


A própria Constituição estabelece os requisitos a serem observados: que as reuniões sejam pacíficas e sem armas e que as autoridades tenham sido avisadas da ocorrência deste evento com antecedência, ou seja, as pessoas podem livremente defender suas ideias e lutar por seus direitos e causas. Qualquer ato repressivo que viole este direito é atentatório à democracia.


No entanto, há que se considerar o fator Pandemia. Como o Brasil ainda não conseguiu vacinar a maioria da população8 apenas 66.432.341 brasileiros foram vacinados até o dia 30/05/2021, qualquer tipo de aglomeração não é recomendada, já que o país tem 213.145.008 milhões de habitantes (dados do IBGE9 atualizado até às 15h00 do dia 30/05/2021). Mas, os manifestantes apresentarem seus motivos para terem saído às ruas, segundo a chamada da matéria da BBC Brasil10, repetindo as palavras de Samara Martins, vice-presidente da Unidade Popular pelo Socialismo, “Bolsonaro é mais perigoso que o vírus”.


Referências:


1https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/05/28/interna_gerais,1271348/pbh-deve-multar-infratores-em-caso-de-passeio-de-moto-com-bolsonaro.shtml

2https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/bolsonaro-cogita-passeio-de-moto-em-porto-alegre-1.627191

3https://www.nsctotal.com.br/noticias/bolsonaro-diz-que-pretende-fazer-passeio-de-moto-em-chapeco

4https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2021/05/23/bolsonaro-faz-percurso-com-motociclistas-no-rio-de-janeiro

5https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57296849

6https://www.folhape.com.br/noticias/homem-e-atingido-no-olho-com-bala-de-borracha-durante-protesto-no/185467/

7 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

8 https://www.gov.br/saude/pt-br?utm_source=google&utm_medium=search&utm_campaign=MS_Vacinacao_Covid&utm_term=vacinacao_coronavirus_googleads&utm_content=gads001

9 https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/box_popclock.php

10https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57283323

Por João Victor Chaves Martins Jorge e Sidney Jorge 26 de novembro de 2025
Tudo começou quando olhei o maquinário na oficina. Logo surgiu a ideia de construir uma máquina do tempo. O conhecimento, as ferramentas, os equipamentos eletrônicos, a luz de mecânica quântica...
Por Sidney Jorge 19 de novembro de 2025
Na jornada, partilhamos companhias que podem fazer a diferença na construção de uma vida muito mais feliz. E você, que tipo de companhia que você é?
Por Sidney Jorge 13 de novembro de 2025
Conheço um lugar onde o largo sorriso é completo. Onde não há dúvidas de que o errado jamais é o certo...
Por Sidney Jorge 29 de outubro de 2025
Um breve relato da posse das Acadêmicas Carla Lima Abreu Cruz e Cláudia Chaves Martins Jorge na Academia BArbacenense de Letras.
refl
Por Sidney Jorge 22 de outubro de 2025
Investir em ampliar o nível de consciência significa resgatar a profundidade do humano e do divino que habita em nos.
Grupo de pessoas diversas sentadas em círculo na grama, conversando e sorrindo sob o sol.
Por Sidney Jorge 16 de outubro de 2025
O diálogo é como o ouro, oferece uma riqueza imensurável quando se respeita as diferenças e os ouvidos se propõem a acolher com amor a mensagem. É como um véu que se rasga de alto à baixo para exibir a verdade.
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 8 de outubro de 2025
O caminho para encontrar a felicidade em uma metáfora composta pela imagem da fluidez de um rio.
Por Sidney Jorge 26 de setembro de 2025
Milagres acontecem!
Há palavras que lhe içam para cima,
Outras empurram-lhe para baixo
Tem gente cuja presença ilumina,
Por Sidney Jorge 18 de setembro de 2025
Há palavras que lhe içam para cima, Outras empurram-lhe para baixo Tem gente cuja presença ilumina,
Um homem idoso em trajes tradicionais está sentado em um banquinho, apresentando duas sementes.
Por Sidney Jorge 10 de setembro de 2025
Certa vez, um homem caminhava por uma feira a olhar as barracas alinhadas e abastecidas por diversos produtos. Vestiários, ferramentas e alimentos compunham aquela diversidade de possibilidades. Músicas, gritos mais animados de alguns feirantes, destacavam o que havia nas suas bancadas.