Layout do blog

O que o resultado das eleições dos Estados Unidos mostra ao mundo.

Cláudia Chaves Martins Jorge • 7 de novembro de 2020

Por Cláudia Chaves Martins Jorge


Em uma disputa acirrada, Joe Biden vence as eleições nos EUA. Um homem que valoriza os filhos e a família ocupa o cargo mais importante do país que direciona o mundo. Talvez pelas perdas que sofreu, a primeira esposa e a filhinha com pouco mais de um ano e tempos depois o filho mais velho vítima de um tumor, Joe Biden parece ser alguém que transformou as tristezas em força por um ideal, cumprindo a promessa que fez ao filho mais velho pouco antes de seu falecimento¹.


A postura segura de quem sabe a que veio, o Presidente eleito pede união entre os americanos e que os discursos de ódio sejam deixados para trás. O atual Presidente Donald Trump pretende repedir os feitos de 20 anos atrás quando as eleições disputadas por George W Bush e Al Gore foram parar nos tribunais, que reconheceram a vitória de Bush. Apesar do inconformismo de Trump, todo o mundo vê, com bons olhos, a eleição do democrata que tem como vice Kamala Harris, a primeira mulher negra eleita para este cargo, filha de imigrantes e ativista na luta por direitos civis.


Após a confirmação da vitória, o Presidente eleito disse ao povo americano pelo Twitter: “Estou honrado por ter sido escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas prometo o seguinte: serei um presidente para todos os americanos, quer você tenha votado em mim ou não”, o que reforça que ele foi a melhor escolha, pois o mundo precisa de alguém que una e não divida ainda mais – pluribus unum.


Sentar na cadeira de Presidente requer responsabilidades e decisões acertadas e a condução do Presidente Trump neste período de pandemia, foi muito criticada e deixou um saldo muito ruim, o negacionismo da doença acabou levando o país a recordes de mortes e contaminados. Com a vitória de Biden, os EUA e mundo parecem ganhar novos ares que acabarão se refletindo na política externa, já que a visão de um Chefe de Estado, faz toda a diferença na condução de diálogos com outros países. No Brasil também se vê comemorações pela vitória de Biden e o povo renova as esperanças de que estas mudanças também se reflitam por aqui. A polarização que deu origem ao governo Bolsonaro, divide e segrega o país entre os apoiadores ou não do governo, não há meio termo porque não tem espaços para críticas e os que criticam são taxados de opositores e esquerdistas. 


O Presidente do Brasil demostrou uma torcida pela vitória de Trump, pautado em uma “amizade pessoal”. Mas, para os que defendem o Brasil e o processo democrático de direito, a vitória de Biden é positiva já que há uma expectativa de que será cobrado do atual governo brasileiro um posicionamento responsável principalmente nas questões ambientais. Para o desenvolvimento de qualquer país, é muito importante ter boas relações internacionais, e não apenas relações pessoais porque presidentes passam e as relações entre países continuam.


Com um olhar mais atento ao combate às “Fake News”, o resultado das eleições mostrou que o discurso de ódio e divisão já está se tornando cansativo, fora de moda e contraproducente para qualquer país que queira ser respeitado. E por aqui, vamos aguardando a chegada de 2022.


Referências:


¹Livro: Promete-me pai – livro de memória de Joe Biden, lançado em Português pela Editora Clube do autor, em outubro de 2020.


Por Sidney Jorge 9 de abril de 2025
Um poema para lembrar a importância dos amigos e amigas que se fazem pelo caminho.
Por Sidney Jorge 4 de abril de 2025
O que é a perfeição? Quem delimita a perfeição? A consciência da própria existência é uma capacidade que, de forma racional, pertence exclusivamente ao ser humano. Temos a habilidade de refletir sobre o passado, viver o presente e imaginar um futuro possível.
Por Sidney Jorge 7 de março de 2025
"Cada pessoa vê o mundo com aquilo que tem no coração."
Por Sidney Jorge 20 de fevereiro de 2025
Um sonho antigo sempre pairou sobre um lugar que é referência nas memórias de muitas pessoas. É o Campo do Oriente, localizado no Bairro Santa Efigênia, na cidade de Barbacena.
Por Sidney Jorge 19 de dezembro de 2024
Vejo o antigo mesclado ao contemporâneo, No Centro pulsante da cidade Caminhar traz um prazer instantâneo, Nesta pessoa a viver na meia idade.
Por Sidney Jorge 4 de novembro de 2024
Desejava ver um poeta, Não sabia aonde procurar, Fui à janela aberta E me pus a contemplar.
Por Sidney Jorge 9 de outubro de 2024
A palavra ver apresenta muitos significados. Como verbo, pode-se entendê-la como olhar, enxergar, mirar, observar, contemplar, mas como substantivo, o vocábulo adquire outros significados: opinião, entendimento,...
Por Sidney Jorge 12 de setembro de 2024
Um sábado à tarde. Feriado. Comemoração do chamado 7 de setembro, independência do Brasil. Celebra-se com apresentações de marchas militares e escolares. Alguns grupos aproveitam, também, para se reunirem...
Por Sidney Jorge 5 de agosto de 2024
Um dia desse encontrei o amor, Pairava acima da razão e um pouco abaixo da alegria,
Por Sidney Jorge 4 de junho de 2024
Uma poesia inspirada nas frases encontradas na porta de uma padaria no Bairro onde moro.
Mais Posts
Share by: